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  1. Enfrentar e desmembrar as comunidades extremistas de ódio;

  2. Controle rigoroso sobre a venda, porte e uso de armas de fogo, e a proibição do acesso de crianças e adolescentes a clubes de tiro;

  3. Responsabilizar redes sociais que circulam conteúdo extremista e ilegal;

  4. Responsabilizar as pessoas que compartilham vídeos e informações sobre ataques e agressores

  5. Atualizar as leis sobre crimes de ódio e bullying;

  6. Implementar o Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas e uma lei que institui os Conselhos Escolares e Fóruns;

  7. Garantir a estrutura física para espaços de convivência democrática e diálogos nas escolas para a resolução pacífica de conflitos;

  8. Garantir a valorização dos profissionais de educação com formação inicial e continuada e boas condições de trabalho, conforme prevê a legislação;

  9. Promover políticas de saúde mental nas escolas, com mais investimentos na rede de atenção psicossocial;

  10. Expandir espaços comunitários destinados a lazer, socialização, esportes e cultura;

  11. Elaborar orientações e protocolos sobre como atuar após ataques, de acordo com a realidade brasileira;

  12. Acordar com imprensa e redes sociais protocolos sobre a cobertura de situações de violências nas escolas e ataques para evitar novos casos;

  13. Ampliar e aperfeiçoar o setor de inteligência sobre os crimes de ódio e estabelecer ações articuladas contra os ataques às escolas.




Desde abril de 2022 o Colégio do Campeche conta com o serviço de psicologia, realizado pela psicóloga Mirella Alves de Brito, CRP 12/01110, Doutora em Antropologia Social com investimento em pesquisa no campo da antropologia da saúde, da produção da subjetividade e nos processos de parentalidade. Além de psicóloga educacional, atua como psicóloga clínica, perita judicial, docente no curso de especialização em Psicologia Existencialista do CESUSC e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Antropologia do Contemporâneo (TRANSES/PPGAS/UFSC).



No Colégio a psicologia educacional tem por objetivo atuar na prevenção, promoção e suporte da saúde mental da comunidade escolar. As atividades vão desde atendimentos pontuais até desenvolvimento de projetos que envolvam coletivos de estudantes, familiares e docentes.

Nesse espaço, trataremos de disponibilizar dicas, conteúdos e curiosidades que complementem nossas ações presenciais ou online junto às famílias. Também será um espaço de troca e de respostas às questões trazidas pelos responsáveis.

Mensalmente trabalhamos temas do interesse da escola e de familiares para melhorarmos nossas intervenções junto aos estudantes e aqui espelharemos um pouco do que foi debatido nos encontros. Também receberemos sugestões de novos temas a serem aprofundados em reuniões posteriores.


PSICOLOGIA - É a ciência que estuda os modos de ser no mundo e intervém individualmente ou no coletivo (através de diálogo ou de outras técnicas associadas à metodologias específicas), sempre que for necessário compreender como os sujeitos se relacionam e se constituem ao longo da existência.

A MATÉRIA-PRIMA DA PSICOLOGIA É A SUBJETIVIDADE, QUE... Corresponde às particularidades que indicam as diferentes formas de ser e estar no mundo. Trata-se das características pessoas que expressam a singularidade ao mesmo tempo que são construídas no bojo das relações sociais. Dessa forma, vamos partir do princípio que cada pessoa é única, mas é resultado de um coletivo (sociedade/cultura).



Em 2023 no Colégio do Campeche...

A psicóloga deu continuidade às ações relacionadas ao acompanhamento de crianças e adolescentes alvos e agentes de bullying; procura atuar na prevenção com conversas e intervenções em sala de aula e com docentes. Realizou reuniões com familiares para debater temas centrais nos processos psicológicos em ambiente escolar. Ainda, tem acompanhado alunas e alunos que apresentam sofrimento psíquico e/ou em tratamentos neurológicos. Também realiza estudo interdisciplinares em casos de alunos e alunas com dificuldades de socialização e/ou de aprendizagem. A partir disso, seguiremos repassando dicas que poderão ser adotadas pelas famílias para lidarem com questões complexas oriundas das vivências com crianças e adolescentes.


Temas importantes:

- Bullying

- Uso de mídias e ambientes digitais

- Convivência familiar e parentalidades

- Relação escola-família

- Relações étnico-raciais

- Processos de aprendizagem e saúde mental

- Férias escolares

- Psicodiagnósticos e medicalização da vida

- Brincar como motor para uma vida saudável

- Adolescer e ter responsabilidades antes desconhecidas

- Sexualidades

- Luto


Sugestões de leituras:

Setembro – Sobre solidão, medos e saúde mental

A mulher calada, de Janet Malcolm (Familiares)

Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf (Familiares)

A menina que não escutava, de Helena Britto Pereira (Ed. Infantil)


Os nerds, de Gisele Gama Andrade (Fund. I)

Guarda-chuva - O mágico protetor contra a depressão, de Marcos L.A. Ramos (Ensino Médio)


Outubro – sobre o lugar das mídias na vida de crianças e adolescentes

Dependência de Internet em Crianças e Adolescentes, Kimberly Young (org.) (Familiares)

Incentivar que as crianças e adolescentes leiam livros, ajuda a driblar os problemas oriundos do uso excessivo das mídias.


Novembro – Psicodiagnósticos e medicalização da vida

A cor de Coraline, Alexandre Rampazo (Todos)

No black power de Tayó, Kiusam de Oliveira (Todos)

Zumbi, assombra quem?, Allan da Rosa (Todos)




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